BLOG

Formaturas online, você sabe como funciona?

25/03/2021 - 1

compartilhe


Sabemos que muitos de vocês não curtiram muito essa nova modalidade de formaturas online. Há cerca de um ano, fomos surpreendidos como uma nova realidade, todos nós, independente de sexo, raça ou classe social. Tivemos que nos adequar, rever conceitos e ressignificar o sentido de várias coisas. A pandemia nos fez ver que, por mais significativo que fosse o ato, o importante era nos mantermos juntos até o final.

Uma das partes que tivemos que dar significado novamente foram as formaturas, que ganharam uma nova modalidade, agora online.

Como tudo começou...

Fomos todos pegos de surpresa com uma quarentena, os eventos cancelados, portas fechadas. Dentro desses eventos, as solenidades de outorga de grau. Achávamos que logo tudo aquilo passaria rápido e, assim, todos retornaríamos aos trabalhos, e afazeres normais do dia a dia.

De ante mão, as solenidades começaram a ganhar novas datas para a sua realização. Com o passar dos dias, a situação não teve melhora, os casos de COVID-19 ganharam mais e mais espaço em noticiários, nos grupos de WhatsApp e nas chamadas de vídeo com a família. Estar próximo dos colegas da faculdade, dos parentes mais próximos, dos amigos e do próprio ambiente de trabalho, se tornou um risco para a população.

Neste momento, diante toda a situação no mundo inteiro, sentimos a necessidade de dar um novo sentido a tudo que vinha acontecendo.

As primeiras formaturas online

Começamos a usar muito mais as chamadas de vídeo, google meet, WhatsApp chamada de vídeo, skype, Facetime, e tantas outras plataformas. Estar ao lado de quem ama, ganhou um novo significado. Os encontros em família ganharam uma nova protagonista, a câmera do celular.

Logo, as reuniões em família passaram a ser por vídeo chamada, as aulas estavam sendo ministradas de forma online, e por que então, não fazer o mesmo com as colações de grau? Foi a partir dai que criou-se as formaturas online. Ao que tudo indica, as primeiras formaturas ocorreram em maio/2020, apesar de realizadas de forma mais improvisada, diferente das que acontecem nos dias de hoje.

É claro que a emoção tomaria conta desses eventos. Formaturas planejadas há anos estavam sendo canceladas, a partir daí, as primeiras turmas a colarem grau de forma online, surgiram, as primeiras turmas a concluírem uma graduação e também realizarem a comemoração desta de maneira remota, viraram notícia.

Como realmente ocorrem as formaturas online?

Como já é uma dúvida recorrente de quem está próximo da sua colação de grau online, senta que lá vem algumas dicas básicas.

Lembrando que já falamos sobre tudo o que você realmente precisa saber antes da sua colação de grau, aqui no blog, o que vestir e quem discursa durante a solenidade.

Adverso as solenidades presencias, a formatura online ocorre de forma bem mais simples e rápida. Afinal de contas, ninguém precisa se preocupar em encontrar um salão de festas, organizar a chegada dos convidados e tantos outros afazeres. Nesta modalidade a grande preocupação é que todos os formandos estejam na sala de transmissão no momento da solenidade e que tenham uma câmera e um bom microfone.

A maneira como a ela ocorre, varia de acordo com a instituição de ensino. Algumas instituições, optaram por abrir a própria universidade, para que os alunos da mesma turma pudessem colar grau todos juntos, dessa forma a formatura seria transmitida ao vivo para os demais familiares que não puderam estar presentes, devido a situação atual.

Porém, boa parte das universidades, optaram por manter todos os formandos e professores em suas devidas casas e assim realizar a formatura remotamente.

As formaturas online, possuem o mesmo roteiro de uma colação de grau presencial. Organizada em:

  • Apresentação dos membros da mesa de honra;
  • Abertura da solenidade, feita pelo reitor, vice ou seu representante;
  • Juramento;
  • A entrega digital dos títulos, de acordo com cada curso;
  • Discursos;
  • Encerramento;

Logo após a solenidade, os diplomas ficam disponíveis no e-mail de cada formando ou no portal do aluno de cada instituição.

Vantagens e desvantagens das formaturas online

Obviamente realizar a colação de grau, do conforto do seu lar é muito cômodo. O momento não é nenhum pouco propenso para a aglomeração de pessoas, então a modalidade de formaturas online, hoje se torna muito mais segura para todos nós.

Entre meio tudo isso, esses eventos possuem suas vantagens e desvantagens, é claro.

Vantagens

Evento compartilhado com mais pessoas:

Nesta nova modalidade, você pode compartilhar a sua formatura com a família e amigos que moram longe e não se fariam presentes caso a solenidade ocorre de forma presencial. Todos podem acompanhar o encerramento dessa etapa com você.

Economizar com serviços de terceiros:

Com as colações acontecendo de forma remota, não há obrigatoriedade de você realizar aluguel de vestimenta, nem salão de festas para recepcionar e acomodar seus convidados. Não é necessário decoração do espaço e nem se preocupar com coquetel ou jantar para os mesmos.

Solenidade mais dinâmica

O evento se torna muito mais dinâmico e curto, nessa modalidade de formaturas online. A interação entre os formandos e professores é muito maior, durante a colação ainda o formando pode ir lendo os comentários compartilhados com eles, feitos pelos próprios familiares e amigos.

Desvantagens

A emoção não é mesma

É aquela história, de que só quem viveu sabe. Mas realmente a emoção de estar no palco e ser ouvido chamar indescritível. Cada segundo de uma colação de grau presencial é único e faz todo esforço valer muito mais a pena.

A famosa festa de formatura

A tão sonhada festa de formatura não pode mais ocorrer nesse período, devido as novas normas de distanciamento. A tão sonhada falsa, que por muitos é considerado o grande momento da festa, não ocorre e toda a diversão que a festa oferece.

O que é mais importante agora?

Entretanto, apesar de todos os pesares, o importante é que todos nós e todos os nossos familiares estejam bem. Comemorar ou não a formatura a distância não a torna menos especial, a emoção de se concluir uma graduação é única. Óbvio que estamos morrendo de saudade de todo aquele "uaê", mas o importante agora é nos cuidarmos e cuidar de quem amamos. Como de praxe, nos vemos em breve, com toda a certeza.

Se caso surgir alguma dúvida relacionada as formaturas online, não hesite em mandar uma mensagem para a gente, combinado?

galeria de fotos

posts relacionados

mais publicações

Whatsapp LCL Eventos