BLOG

Jornada de uma comissão de formatura: 10 passos à seguir

25/06/2021 - 1

compartilhe


Fazer parte de uma comissão demanda tempo e dedicação, até porque, mesmo com a contratação da empresa, essa equipe é quem vai representar toda a turma para a organização da festa, a jornada de uma comissão é cheia de desafios.

Para isso, deixamos aqui a jornada da comissão de formatura.

O objetivo é te esclarecer quais os principais passos da jornada para que você possa se organizar sem medo.

Por que é necessário ter uma comissão de formatura?

Meninas conversando sob uma mesa LCL

Já falamos muito dela por aqui, não é mesmo?

Mas realmente achamos muito necessário falar para vocês formandos, sobre a importância da comissão de formatura para a turma.

Essa é uma dúvida muito comum entre os formandos, então de maneira mais simples, a comissão de formatura é a ponte entre empresa de formatura e os demais formandos.

A jornada de uma comissão de formatura, tem início já na própria votação dos membros da equipe, é necessário que os membros sejam de total confiança da turma e que possam correr atrás do afazeres.

Sempre vai ter aqueles espertinhos que querem estar na comissão para ganhar mais "regalias", aí vai do bom senso de cada um e também da turma ao escolher os membros.

E como já sabemos, nem todos os alunos gostam de se envolver a fundo nos preparativos para a formatura, boa parte só quer estar lá, sorridente e deslumbrante no dia da festa.

Com tudo, é por esses e outros motivos que se faz muito necessário a escolha de bons membros para a comissão.

Mesmo que a jornada de uma comissão de formatura seja desafiadora em alguns momentos, cada um deles vale muito a pena.

Jornada de uma comissão de formatura

Se você está na comissão de formatura, vai saber identificar com facilidade em que etapa da jornada vocês estão.

Os passos e afazeres de uma comissão de formatura, acabam se tornando muito mais simples do que realmente são, quando a turma tem uma empresa de formatura desde o início.

Formar uma equipe de comissão engajada e compromissada

Como já dito anteriormente, é muito importante que os membros da comissão estejam comprometidos com os seus deveres.

Membros engajados, "famosinho no Instagram/TikTok", são as melhores pessoas para assumir diretorias como a de marketing e relações públicas.

Pré definir as ideias principais

É bom ter um número mínimo já, de quantos alunos da sua turma vão realizar a formatura e também quantos ainda podem aderir o contrato durante os anos de formação.

Outros pontos importantes são, decidir com a turma local do baile e da colação. Realizar uma média de quantos convidados mais ou menos cada formando terá, para assim locar um lugar onde todos se sintam confortáveis.

Chamar as empresas de formatura para apresentação

Evidentemente quando a busca por uma empresa iniciar, várias apareceram.

É muito interessante que os membros da comissão já possuam um conhecimento prévio sobre a empresa de formatura antes de fechar contrato com tal ou antes mesmo de agendar uma reunião.

Neste momentos, vários pontos são levados em consideração para a escolha da empresa.

A escolha da melhor empresa de formatura, vai muito de acordo com os gostos da comissão, é fundamental que a turma esteja a par das decisões e possa participar através de votações.

Comparar propostas também faz parte da jornada de uma comissão...

Aconselhamos que a turma não feche contrato com a primeira empresa de formatura que aparecer. Sei que parece cansativo ouvir várias propostas e achar tempo para várias reuniões. Mas realmente vale a pena.

Se torna necessário apresentar várias propostas para a turma e assim decidir em conjunto, qual empresa oferece exatamente aquilo que todos esperam.

Certamente, não é possível agradar 100% de toda a turma, mas a empresa que mais agradar boa parte, pode ser a escolhida.

Contratar a empresa e iniciar as parcelas, outra etapa da jornada de uma comissão

Logo após a empresa de formatura ser escolhida pela turma, chega o momento de então assinar o contrato e iniciar o pagamento das parcelas de acordo com a opção que cada formando optou.

Os contratos são divididos, onde a comissão assina o contrato com a proposta de formatura, agora então firmada entre as partes, com valores e termos ajustados e o outro que é o termo de adesão individual para cada formando.

Reunião de comissão de formatura em uma cafeteria LCL

Ambos os contratos são válidos para a empresa e para a turma.

Faz parte da jornada de uma comissão, planejar um calendário de execuções

Bom, acho que todos gostam de deixar tudo planejado e mais organizado, não é mesmo?

Um dos compromissos da jornada de uma comissão de formatura, é justamente apresentar um calendário de execuções.

Por exemplo, quais festa planejam fazer para arrecadar mais dinheiro para a formatura e garantir um extra. Vocês sabiam que eventos nesse estilo podem até ajudar a diminuir as parcelas a serem pagas?

Construir um calendário de execuções é muito simples, vocês podem usar algum aplicativo de agenda ou até mesmo fazer uma planilha no Excel.

google sheets

Planilha de excel

google agenda logo

Organizar formas de arrecadar dinheiro para a turma

Como já mencionado, realizar eventos como festas abertas para todos, ajuda e muito, arrecadar um valor extra para a turma.

As opções são variadas. Algo muito usado entre as turmas também, são as rifas "ação entre amigos" ou quem sabe um brechó?

Produtos personalizados da turma ou do curso também rendem uma grana.

Definir o projeto decorativo da festa

O tema da festa em si, também deve ser discutido em turma, mas é essencial que os membros da comissão já apontem ideias prontas para os formandos, para evitar conflitos maiores.

Algumas turmas amam temáticas, mas o importante é que a decoração da festa converse com a personalidade dos formandos.

A decoração é algo que merece uma atenção extra.

Jornada de uma comissão: foto convite

Finalmente chegamos na tão famosa e aguardada, foto convite.

Ahh os formandos adoram esse dia, todo mundo lindo de bonito, prontos para renovar o estoque de fotos.

Esse é um dia muito aguardado mesmo, todos ficam ansiosos para as fotos.

Foto convite de formanda com jaleco e bola de basquete

Dentro da jornada de uma comissão de formatura, também está a tarefa de agendar a foto convite da turma com sua respectiva empresa.

As fotos realizadas no dia da foto convite, darão todo o ar da festa com o rostinho dos formandos.

Preparar um checklist pessoal

Esse ponto, fica a critério de cada formando.

Nos dias que antecedem a colação de grau e a festa de formatura, é bom cada um realizar o seu próprio checklist, de bebidas, docinhos, convites...

Cada formando deve ficar responsável por providenciar os comes e bebes para os seus convidados e principalmente de entregar os convites para cada um.

Trabalho em equipe, gera resultados

Sabemos que a jornada de uma comissão de formatura vem recheada de desafios, mas é bom pensar que cada um deles também servirá para o crescimento e conhecimento pessoal de cada membro.

Certamente, contar com a ajuda de uma empresa de formatura comprometida desde o início é fundamental para o andamento das tarefas.

Sem dúvidas quando a comissão e a empresa escolhida trabalham juntas, em harmonia, cada processo se torna menos cansativo e mais prazeroso para os envolvidos.

Fazer parte da comissão de formatura e estar nesta jornada é de longe umas das melhores experiências que você viverá nos seus anos de faculdade.

Com toda a certeza, nossa equipe, aqui da LCL Eventos, sempre estará de braços abertos para receber cada um de vocês e tornar os seus sonhos possíveis.

galeria de fotos

posts relacionados

mais publicações

Whatsapp LCL Eventos